Blog

A história da Serra do Japi

06/11/2018

A Serra do Japi é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do estado de São Paulo. Possui 354 quilômetros quadrados de área, e altitude máxima de 1.260 metros. Faz divisa com os municípios de Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva. Foi tombada pelo CONDEPHAAT, através da Resolução 11 datada de 8 de março de 1993 e declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1992.
A origem de seu nome tem diversas justificativas, uma se refere a semelhança com o canto de um pássaro (iapi, iapi), outra vem do tupi-guarani, iapy (nascente de rios). Também foi denominada de “castelo de águas” por naturalistas europeus pelo grande número de rios, córregos e cachoeiras que permeiam toda sua extensão.

Constitui um ecossistema único em termos de flora e fauna, com espécies raras, fontes de água naturais e regulador do clima e qualidade de vida na região.

É possível conhecer e aproveitar as belezas da Serra do Japi. Na área protegida da reserva biológica é possível realizar visitas guiadas em grupos de no máximo 15 pessoas. São cerca de 7 trilhas de 3 a 11 quilômetros de distância que devem ser agendadas no link abaixo

https://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/educambiental/trilhas-para-educacao-ambiental/

Na região do Bairro Santa Clara é possível conhecer trilhas e cachoeiras que estão em áreas não protegidas. Aos finais de semana muitos montain bikers e praticantes de corrida e caminhada partem do Recanto Santa Clara (conhecido Bar do Eliseu) para as diversas trilhas da região.

Nos seguintes links existem mais dicas de passeios.

  • http://www.montanhasdojapi.com.br/
  • www.fazendaguaxinduva.com.br
  • http://www.japiape.com.br/

Sempre consulte sobre horários e demais informações antes de visitar.

Bom divertimento!