Blog

Regular a temperatura de ambientes internos

06/11/2018

O verão está chegando e com ele vem o calor excessivo, que pode ser um incomodo imenso à quem sofre da famosa alergia ao calor, outros problemas de saúde relacionados as elevadas temperaturas, ou simplesmente sente-se desconfortável com o clima quente. Conheça algumas maneiras de amenizar a temperatura nos ambientes internos para não sofrer no verão, aproveitando só o lado bom da estação!

O primeiro passo é pensar nas formas de regular a temperatura do ambiente que não representam gastos no seu orçamento, ou que tenham custo mínimo. Aproveitar o ar fresco noturno pode te refrescar sua casa de forma orgânica; abra as janelas ao entardecer e aproveite o frescor da noite (apenas lembre-se de tomar as devidas precauções para o controle da entrada de insetos no recinto). Mude a posição dos objetos nos cômodos de forma que haja espaço entre eles; Objetos muito grandes como armários e cômodas muito próximos podem deixar os espaços mais abafados. Também é interessante trocar os tecidos grossos de tapetes, almofadas e cortinas por tecidos de materiais mais leves como o algodão e o linho.

Na hora de pintar a casa opte por cores mais claras, ou, se pretende usar uma cor de tom mais intenso, procure aplicá-la na parede que comporta a maior janela do cômodo para que a luz natural que entra por ela não reflita diretamente na parede escura. A iluminação artificial é outro ponto que faz a diferença, pode não parecer mas a utilização das lâmpadas incandescentes aumenta consideravelmente a temperatura do ambiente. Opte pelas lâmpadas fluorescentes, ou ainda, pelas lâmpadas de LED que além de mais econômicas são recicláveis.

Tenha plantas em casa. Na proporção certa, plantas “indoor” são ótimas reguladoras de temperatura, as mais indicadas para se ter em casa são as Samambaias, Jiboias e/ou Imbés. Uma charmosa alternativa são as paredes verdes, naturais ou permanentes, conferem um ar de tranquilidade ao ambiente e deixam o ar mais úmido, amenizando o clima no local.

Morar próximo a grandes áreas verdes é definitivamente a melhor maneira de se livrar do calorão, evitando as ilhas de calor das regiões urbanas; e essa é somente uma das vantagens de uma localização privilegiada. Conheça o Reserva Ermida em Jundiaí! Condomínio fechado, aos pés da Serra do Japi – raro remanescente da Mata Atlântica no estado de São Paulo. a fusão entre qualidade de vida e segurança.