Blog

Estilos arquitetônicos em alta

07/02/2019

Para quem vai iniciar o projeto da casa nova, provavelmente, o primeiro detalhe que vem à cabeça é o design do imóvel e qual dos diversos etilos arquitetônicos seguir. Essas dúvidas podem ser solucionadas se pensarmos nos detalhes que fazem toda a diferença na estrutura do lugar. A fachada, por exemplo, tem o poder de ditar o estilo da construção como um todo pois é a primeira impressão que o lugar passa, além disso, uma bela fachada pode facilitar a venda da casa no futuro e transformar até mesmo construções simples em triunfos arquitetônicos.
Uma tendência incontestável da atualidade são as linhas acentuadas e formas básicas, esse estilo que visa desconstruir a ideia tradicional das casas clássicas e que, com muita criatividade, vem projetando imóveis de design surpreendentes, foi adotado por quem queria fugir do padrão e vem recebendo, cada vez mais, novos adeptos.
Quem aposta nas linhas retas, telhados embutidos e abusa dos vidros temperados, pode transformar uma construção pequena em uma obra de arte modernista, mas o estilo funciona em qualquer proporção e uma opção interessante para quem quer maximizar o espaço interno, aproveitar as vantagens da boa localização e potencializar a beleza da fachada é o pé direito duplo. Pé direito é a distância entre o chão e o teto da casa que comumente tem entre 2,60 a 3,0 m, quando recebe o complemento “duplo” é porque tem praticamente o dobro do tamanho, algo entorno de 5,20 m, esse artificio melhora a circulação de ar no ambiente (o que é perfeito para regiões quentes), cria a impressão de maior amplitude do imóvel e possibilita a integração dos cômodos da casa, por meio de um andar intermediário (mezanino). Além das vantagens práticas que o pé direito duplo oferece, ele é um recurso estético moderno e está em alta tendência, o que valoriza ainda mais a construção.
É claro que sempre tem quem não abra mão do design tradicional, que é incontestavelmente harmonioso e de estética tão marcante que é e, provavelmente, sempre será, muito comum na atualidade. Para os amantes dos telhados estendidos, com telhas visíveis e traços de maior irregularidade, saibam que, até mesmo esses modelos podem modernizar-se completamente, quando opta-se por formas anticonvencionais na aplicação dos elementos clássicos.
Até a mais bela das casas é revitalizada pela beleza do ambiente em que está situada, então, que tal ser “vizinho” de um raro remanescente da Mata Atlântica? Conheça o Reserva Ermida, loteamento fechado aos pés das Serra do Japi em Jundiaí. Venha morar em meio a natureza e aproveitar todas as vantagens dessa localização privilegiada!